top of page
"[...] a memória dos pequenos lugares, considerados ultrapassados."
Vera Chacham, A Memória dos Lugares em um tempo de demolições, 1994.
como traduzir a linguagem arquitetônica para a linguagem tipográfica? como adaptar sem perder a forma?
a urbano cru é uma fonte dingbat* que buscou responder a essas perguntas.
*Fonte de símbolos e outros ornamentos gráficos, os dingbats têm uma extensa história, que abrange desde detalhes em inscrições gregas antigas até a produção contemporânea de tipografia para meios digitais.
tendo caruaru como pano de fundo, o projeto da urbano cru buscou inspiração nos gradis ornamentais das casas de bairro da cidade para criação de seus caracteres.
é uma tentativa de preservar uma imagem da cidade enquanto corpo horizontal, um recorte que entra em contraste com a crescente verticalização do espaço urbano.
URBANO CRU é formada por 36 caracteres
e incontáveis pedaços do Salgado, do Indianópolis, do Mauricio de Nassau e do Nossa Senhora das Dores.
DOWNLOAD
"Enquanto artefato cultural, a arquitetura é uma metáfora para o envolvimento humano e a comunicação simbólica.
Se considerarmos que casas encarnam significados culturais, então elas podem servir como forma de expressar e comunicar esses significados para um público mais amplo."
Serena Love, Architecture as material culture, 2013.
bottom of page